domingo, 15 de junho de 2014

Participação de Bolsista no II Colóquio de Educação e Formação Cultural

Bolsista do Pibid Inclusão Unesc apresentou artigo intitulado Pibid Pedagogia: primeiras impressões... no II Colóquio de Educação e Formação Cultural - Educação para quê (m)? Evento organizado pelo GEFOCS /UNESC.

Recorte do artigo:
A educação inclusiva para Maria Teresa Égler Mantoan (2006, p. 36), “é uma proposta de política pública de educação para todos, segundo a qual os alunos devem estudar numa escola única, sem divisões, categorizações, modalidades de ensino”.
 BOLSISTA: FABIANA LEMOS JÚLIO


FABIANA LEMOS JÚLIO – UNESC    Bolsista - PIBID Pedagogia
 SIMONE DAS GRAÇAS NOGUEIRA FELTRIN  – UNESC
Professora - Coordenação de Área - PIBID Pedagogia 
http://www.unesc.net/portal/capa/index/438


Ações Pibid 03-06-14


Pibidianas do grupo Alfabetização e Letramento realizaram contação de história  para a turma do 2º ano da  E.M.E.I.E.F. JUDITE DUARTE DE OLIVEIRA:  A Pílula Falante de Monteiro Lobato.

[...] Atualmente, as obras infantis mudaram muito, muitas tratam de temas polêmicos, como aborto, drogas, sexualidade, mas aonde foi parar a magia e o sonho? Os personagens fantásticos são deixados de lado e seres normais tomam conta das páginas, que antes eram ocupadas pelo Saci e a Cuca, passando mensagens cheias de moral. Lobato e os Irmãos Grimm são trocados pelo lucro editorial, obras que são apenas para dar conta do consumismo e a comercialização, deixando de lado a cultura e imaginação das crianças, as tratando como adultos em miniatura [...] (MATOZZO).

MATOZZO, Viviane Maria Forstner: A importância de Monteiro Lobato na Literatura Infantil Brasileira. 


Bolsistas: Saianara Rabelo e Jenifer Zuse








Participação de Pibidianas no SIMFOP

Participação de Pibidianas  no VI Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP


Na última quinta – feira (29 de maio) a acadêmica Ana Claudia do Prado Lima juntamente com a professora Simone das Graças Nogueira Feltrin, apresentaram o artigo intitulado - PIBID PEDAGOGIA:  SIGNIFICADOS E APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, no VI Simpósio sobre Formação de Professores - SIMFOP, em Tubarão – SC. O evento oportunizou o debate no processo de formação e profissionalização de docentes, proporcionando uma interlocução entre professores e alunos dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu e dos Cursos de Licenciatura e professores e gestores do sistema educacional.
É importante ressaltar que, no cenário atual de educação, a inclusão de crianças com deficiência vem ganhando espaço nas escolas regulares de ensino, principalmente, pela implementação de políticas públicas que promovem à educação inclusiva, e deve ser tema de reflexão para educadores em todos os níveis de ensino.
Para nós bolsistas, o PIBID Pedagogia Inclusão, possui significados e aproximações com a educação inclusiva, na medida em que estamos presente na escola pública, e interagindo com alunos que possuem deficiências, inclusos no ensino fundamental de nove anos e na educação infantil”. (Ana Claudia do Prado  Lima, 3ª fase de Pedagogia)

________________________

Simone das Graças Nogueira Feltrin – professora de Fundamentos e Metodologia da Educação Especial e coordenadora de área do PIBID Pedagogia Inclusão da UNESC.


Pibidiana Ana Claudia do Prado Lima






Professora  Simone das Graças Nogueira Feltrin e Bolsista Ana Claudia do Prado Lima.