sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pibid Pedagogia Inclusão Unesc realiza viagem de estudo: FCEE - Fundação Catarinense de Educação Especial – São José – SC


Com a finalidade de relacionar a teoria com as ações do Subprojeto Pedagogia Inclusão, é que viabilizamos a viagem de estudo na Fundação Catarinense de Educação Especial – São José – SC, atualmente espaço referência na fomentação das políticas públicas na área da educação inclusiva.

Como órgão coordenador e executor da política de educação especial do Estado, suas estratégias de sustentabilidade estão, portanto, fundamentadas nos seus objetivos sociais e na responsabilidade que tem em nível governamental, de definir os rumos da educação especial em Santa Catarina.

A Fundação Catarinense de Educação Especial é uma instituição de caráter beneficente, instrutivo e científico, dotada de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria de Estado da Educação.


Criada em 06 de maio de 1968, através da Lei n 4.156 e regulamentada pelo Decreto nº. 7.443 de 02 de dezembro do mesmo ano. Está localizada no município de São José - SC e ocupa uma área de 52.018 m2. Sua estrutura organizacional é constituída por um Conselho Deliberativo, um Conselho Curador, uma Diretoria e por Centros de Atendimento e de Avaliação. 

Capacitação com a FCEE/Visita ao espaço – CENAP: Centro de ensino e Aprendizagem, que é responsável pelo Serviço de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE, para atender crianças com diagnóstico de Deficiência Mental-DM, Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH e também responsável pelo Serviço Pedagógico Específico- SPE. 









 Capacitação com a FCEE/Visita ao espaço - período matutino no CAP- Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual.















































Fonte: Jenifer Sabrina Zuse

Mais informações acessem: 

http://www.capfcee.blogspot.com.br/
http://www.naahssc.blogspot.com.br/
http://cetep2012.blogspot.com.br/
http://cenetfcee.blogspot.com.br/
http://www.casfcee.blogspot.com.br/
http://cenapfcee.blogspot.com.br/
http://cenapfcee.blogspot.com.br/




domingo, 14 de setembro de 2014

Leitura ao ar livre!!!!

Bolsistas do Programa Pibid Pedagogia Inclusão Alfabetização e Letramento - Unesc realizam prática de leitura ao ar livre, visando a aprendizagem e a oralidade.








Fonte: Jenifer Sabrina Zuse

Aprendendo a tabuada de forma divertida

"Durante a aula espera-se despertar o interesse dos mesmos para a necessidade de apreensão e compreensão das tabuadas na operação de multiplicação, e que seja desenvolvida de modo a melhorar seu raciocínio matemático.

 O foco principal é trabalhar a multiplicação com o recurso tabuada, utilizando a perspectiva metodológica de jogos e recreação para ensinar conceitos presentes na matemática básica a partir da realidade dos educandos."

Fonte: Fabiana      



Prof Simone conduziu no dia 11 de setembro a Roda de Conversa no II CER/UNESC, com o tema: Educação e Pessoa com Deficiência e a bolsita Marcia pode falar sobre a experiência de estar no Pibid pedagogia Inclusão.

Nesta roda foi abordado o processo de Inclusão das Pessoas com Deficiência na Educação Básica e no Ensino Superior.

"O processo de inclusão requer uma mudança significativa no processo educacional. Para que isso aconteça, é preciso abandonar pensamentos preconceituosos e de aderir uma prática contextualizada, que proporcione conhecimento acerca deste assunto".







Fonte: Jenifer Sabrina Zuse

Pibidianas apresentam artigos no Ibero

Artigo Apresentado:INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bolsista Pibid Pedagogia Inclusão:
Bárbara Elen Netto


Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros, em uma atitude de aceitação, respeito e confiança, e o acesso pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.
(BRASIL, 1998, p.63).







O PIBID se preocupa em aproximar a inclusão à todos através das ações que são desenvolvidas nas escolas, tendo como base as políticas públicas que contemplam os alunos deficientes, no intuito de apoiar e promover a transformação da escola numa perspectiva inclusiva.



Acadêmicas: Ana Claudia do Prado Lima e Marcia Luca

Link da matéria:

Fonte:  http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/bom-dia-santa-catarina/videos/t/edicoes/v/criciuma-recebe-palestras-de-diversos-paises-no-congresso-ibero-americano/3619550/