quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atividades de leitura e pintura.

A escola é um dos locais formais da aprendizagem. Nela, a criança se apropria de conhecimentos, saberes e valores. Ela aprende, então, a escrever, a ler, a respeitar, a brincar, a criar, a se movimentar, a construir.  Aprende na sala de aula, no pátio, no recreio, em brincadeiras, com pintura, seja limpando ou se sujando, seja com arte ou “fazendo arte”.

“Escrever exige que o sujeito reflita sobre o conteúdo, reorganize as ideias, busque a melhor forma de expressar suas intenções [...]”. (BAPTISTA, 2009, p. 29). 









Fonte: Daniela Dandolini Colombo


Projeto: Aprender sobre as plantas brincando

"A criação de uma situação imaginária não é algo  fortuito na vida da criança; pelo contrário, é a primeira manifestação da emancipação da criança em relação às restrições situacionais. O primeiro paradoxo contido no brinquedo é que a criança opera com um significado alienado numa situação real. O segundo é que, no brinquedo, a criança segue o caminho do menor esforço – ela faz o que mais gosta de fazer, porque o brinquedo está unido ao prazer – e ao mesmo tempo, aprende a seguir os caminhos mais difíceis, subordinando-se a regras e, por conseguinte renunciando ao que ela quer, uma vez que a sujeição a regras e a renúncia a ação impulsiva constitui o caminho para o prazer do brinquedo". (VYGOTSKY, 1998, p. 130)
























Fonte: Jenifer Sabrina Zuse

As atividades de leitura orientada

As atividades de leitura orientada continuam dando suporte ao trabalho, que faz da prática e da teoria uma grande união, tornando a leitura significativa, através das tecnologias, junto à matemática, utilizando as técnicas dos jogos de alfabetização e letramento.

Uma ultima interferência que se pode tirar do conceito de letramento é que um individuo pode não saber ler e escrever, isto é, ser analfabeto, mas ser, de certa forma, letrado (atribuindo a este adjetivo sentido vinculado a letramento) .Soares (p,24.2010).

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed Belo Horizonte: Autêntica, 2010. 125 p 24.







Fonte: Fabiana Lemos Julio