domingo, 5 de julho de 2015

UMA VIAGEM AO ESPAÇO!





Começamos a semana viajando pelo espaço juntamente com o grupo V do C.E.I.M. Engenheiro Jorge Frydberg.
 Primeiramente foi realizada uma contação de história cujo livro: Uma viagem à lua, de Mary França e Eliardo França. A história continha “Os Pingos” sete criaturinhas nascidas de uma gota de tinta fazem uma deliciosa viagem pelo espaço, desvendando os mistérios do Universo. A contação foi realizada de forma criativa, utilizando um guarda-chuva como cenário, à medida que surgiam os personagens e os acontecimentos contidos na história eram agregados ao objeto.
A maioria da turma adorou a história. Juntamente com a professora Karina, relembraram dos acontecimentos anteriores e dos personagens.





Finalizada a contação, os alunos foram separados em dois grupos, com intuito de responder os questionamentos a cerca do tema estudado: Sistema Solar. Foi exposto á turma em forma de slides, imagens que representam os planetas, sol, estrelas e entre outros. A partir das ilustrações, o grupo V deveria adivinhar o que cada imagem representava. Que planeta será esse?



Com intervenções das bolsistas, os alunos puderam identificar as características: tamanho, quantidade, cor, ordem e os nomes de cada componente que constitui nosso sistema solar.


Ficou evidente que alguns alunos, já carregam consigo conhecimentos prévios diante ao tema, seja por que viu em algum desenho animado, ou mesmo por que em casa, a família havia explicado a existência dos componentes expostos. O planeta Marte, era o mais comentado pelos pequenos, como planeta quente e vermelho. Já o planeta terra foi identificado rapidamente, por conter características familiarizadas pelas crianças, como azul ser água, o verde ser onde vivemos e o branco serem as nuvens. Como toda criança gosta de desenhos, os alunos assistiram Doki Descobre - Os Planetas do Sistema Solar, para contextualização do conteúdo.

Para finalizar o conteúdo: Sistema solar. Foi entregue aos alunos um recorte, em forma de planeta. Os mesmos deveriam enfeitar ou colorir livremente, usando cola colorida, gliter, lantejoula e entre outras. Nesse momento foi observada, a satisfação dos alunos para realização dessa atividade, colocaram a mão na massa e construíram planetas super criativos! Por fim, esse trabalho será exposto na sala.


Fonte: Bolsista Heloise Medeiros