quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O que pensamos?



“Os encontros na universidade foram muito produtivos até pelo fato de ter servido como uma forma de organização e compreensão do nosso papel em relação às ações a serem desenvolvidas. Vejo que seria importante nós bolsistas participarmos de toda a rotina da escola para que possamos adquirir experiência em ser docente, e o fato de ficarmos separadas das professoras da escola nos remete a um certo menosprezo a uma diminuição das ações que fazemos, ações que deveriam ser feitas em conjunto com a escola de forma a dividirmos conhecimentos e anseios em relação o fazer/saber do docente.
Por fim o PIBID me proporcionou muitas formas de conhecimento e de experiência, além de construirmos um grupo solido, no qual trocamos ideias e criamos um laço afetivo que contribui muito para nossa identidade pessoal e profissional.
Então estou muito contente em fazer parte do PIBID Inclusão, e de conhecer pessoas diferentes com conceitos diferentes que sempre auxilia em nossa construção do saber, e até mesmo pelas adversidades encontradas, que nos permite um real contato com o dia a dia de uma escola”.
Acadêmica: Ana Claudia

“O Pibid foi uma experiência muito importante para o meu crescimento acadêmico, me proporcionou um contato muito rico com a docência, é um programa muito importante para as licenciaturas, porque é onde o acadêmico vai ter um contato com a prática. Aprendi muito com a professora supervisora e penso que isso seja o objetivo do programa, essa troca de experiências, essa interação, que realmente foi muito significativa para a minha construção como futuro docente.
Os encontros com a coordenadora de área também foram muito importante, além de fazer os planejamentos das ações para realizar na escola, tivemos contato com coisas novas, como as oficinas, viagens de estudos apresentação de artigos, e isso me ajudou muito na minha formação acadêmica, e me mostrou outros horizontes. O Pibid foi uma experiência única que com certeza vou levar muita coisa que aprendi para minha vida profissional”.
Acadêmica: Bárbara

“A participação é uma grande parte de cada um de nós bolsistas, realizado em conjunto, visando aperfeiçoar as práticas pedagógicas do ensino em escola pública, incentivando a formação docente de qualidade, preparando o bolsista, para atuar em um corpo docente como verdadeiro profissional do futuro adequando-se as novas práticas escolares. Portanto o diálogo entre a universidade e a escola, fez com que a teoria se encontrasse com a prática, na aplicação do projeto as ações foram desenvolvidas de acordo com as necessidades escolares. As pesquisas tornam a metodologia, um espaço de inspiração inovadora ao projeto, que abre o caminho para o conhecimento e reflexão das práticas.
Portanto percebo o crescimento das bolsistas do programa de iniciação a docência Pibid Pedagogia Inclusão, amplo desenvolvimento do vocabulário e desenvolvimento em pesquisas, como produção de artigos entre outros. Mas o a chave principal do projeto é a inclusão, que a cada dia se faz presente nas falas das bolsistas, e também na minha jornada como bolsista, que buscou torna-se real a participação e a inclusão no projeto”.
Acadêmica: Fabiana

“O PIBID Pedagogia INCLUSÃO foi e está sendo muito importante e fundamental para meu desenvolvimento acadêmico, pois através do mesmo, adquirimos experiências, principalmente para mim que nunca tive nenhum tipo de contato com essa área.
Nosso primeiro dia no CEIM fomos muito bem recebidas pela equipe toda, e todos estão sempre dispostos a ajudar se for preciso. Neste mesmo dia realizamos um teatro com a história “Tudo bem ser diferente”. Ficamos muito felizes, pois percebemos que a mensagem que queríamos passar através da história contada, a turma 5B da professora Karina conseguiu entender e identificar o significado, no qual depois já em sala de aula conseguiram recontar a história. Em fim, participar do PIBID é algo de muita responsabilidade, pois como bolsistas sabemos da importância de realizar esse projeto, sendo que por vez a educação inclusiva é algo tão transformador para aqueles que sabem fazer a diferença. A educação infantil é a base da vida escolar, pois é nela que se inicia, tem um papel importante sobre a educação inclusiva, no qual está relacionada ao ato de educar as pessoas. Outro aspecto importante é a questão emocional, que deve sempre buscar estimular a autoestima da criança, já que tais pessoas geralmente têm dificuldades em se perceber como um ser humano dito normal, pelo próprio descaso da sociedade e muitas vezes da própria escola, que na tentativa de incluir evidência as diferenças, em vez de buscar valorizar o que a pessoa pode oferecer.
Para fazer com que todos os alunos se incluam, participem das aprendizagens nas escolas é necessário que haja  um aprimoramento na formação dos professores e organizar uma  rede de apoio para os alunos”.
Acadêmica: Gislayne


"Fazer parte do Pibid Pedagogia Inclusão vem sendo uma grande experiência, o projeto possibilitou as acadêmicas a vivenciarem a rotina de uma instituição da educação básica. Possibilitou-nos a fazer parte do ensino aprendizagem de uma turma, no sentido de vivenciar as reais dificuldades que circundam um ano letivo, bem como, as realizações e aprendizagem dos alunos em pleno processo de alfabetização e construção da identidade. Foi muito gratificante poder fazer parte deste momento que é de extrema importância para as crianças e suas famílias.
Participar da rotina escolar foi de grande valia, no sentido de aprender com outros professores, trocar ideias, experiências e angustias.  Penso que o programa de iniciação a docência está possibilitando uma futura melhora na qualidade no ensino básico, pois está colaborando com a formação de futuros profissionais da educação.
Os dois semestres de nosso grupo Pibid Pedagogia Inclusão foi de muitas aprendizagens, erros e acertos. Acredito que este ano estaremos mais fortalecidas e mais experientes para lidar com as dificuldades que possivelmente surgirão. O grupo teve grandes perdas, um grande número de Bolsistas do subprojeto concluiu a graduação e deixará saudades. Contudo, estamos ansiosas para conhecer as novas bolsistas."
Acadêmica: Jenifer

"O Projeto durante o ano de dois mil e quatorze, veio dar a oportunidade de obter novos conhecimentos, desenvolver estratégias de múltiplas dimensões, para atender as necessidades encontradas no campo escola, nas ações destinadas, sendo um processo compartilhado, com dinâmicas interativas, exigindo socialmente o “trabalho em equipe”. À este último citado, foi sim, de alguma forma trabalhada, apesar de muitas coisas de competências interpessoais deixadas a desejar, porquê? Isto se resume em, responsabilidade individual, colaboração com os colegas, respeitar as opiniões, e ter uma capacidade de comunicação adequada, pois isto desaba em deixar colegas de mãos atadas."
Acadêmica: Juciane

"O PIBID possibilita os acadêmicos colocar em prática o que aprenderam na universidade, sendo muito importante para os acadêmicos ter uma experiência na escola junto com a professora regente sendo um caminho para que os bolsistas criem mais hábito pela leitura e pela pesquisa Na quinta-feira iríamos para escola a campo CEI Engenheiro Jorge Frydberg, colocar em pratica as ações que elaboramos nos encontros na Unesc. Nosso grupo de bolsista da Educação Infantil teve o privilégio de ter como professora regente Karina, uma profissional excelente que ama o que faz, estando sempre em busca de novos conhecimentos."  
Acadêmica: Marilia

"O PIBID para mim foi uma oportunidade de unir a teoria com a prática e permitiu ter o contato com o cotidiano escolar e seus desafios. O Pibid foi à base para minha atuação como docente. Além disso, ele tem um papel importante, pois aproxima a escola da Universidade. O Pibid me proporcionou ser um facilitador no processo de aprendizagem das crianças do 5B do Ceim Jorge Fridberg. Deu a oportunidade de refletir sobre minha prática e crescer como educadora."
Acadêmica: Michele


"Participar do Pibid Pedagogia Inclusão foi uma oportunidade gratificante, pois foi possível adquirir experiências que certamente contribuirão para a minha formação bem como para a minha prática docente.
Todo bolsista que faz parte desse projeto tem o privilégio de estar em contato direto com os alunos, professores e demais profissionais da educação e, isso enriquece muito a formação de um professor, pois isso permite conhecer o funcionamento geral de um ambiente escolar."
 Acadêmica: Natalia






"Os pontos positivos desse programa, é que aprendemos; a planejar o nosso trabalho, ter sempre atividades a mais (uma carta na manga), trabalhar em equipe, saber lidar e respeitar os professores e colegas, entender a individualidade de cada aluno nas atividades propostas, inventar/reinventar, criar/recriar e estar sempre disposto a mudanças. As oficinas também foram muito importantes, surgiram várias ideias, produzimos materiais e conhecemos outras pessoas."
Acadêmica: Priscila





"No primeiro semestre percebi que o Pibid foi um projeto de descobertas para todas, era um momento novo que não tínhamos experiência alguma, mais o grupo estava disposto a se empenhar. No decorrer do segundo semestre as coisas foram se encaixando e começamos a perceber como deveríamos proceder nos obstáculos que iam surgindo, o grupo que se divide em varias opiniões foi entrando em harmonia com a professora, escola e alunos do projeto, os planejamentos foram bem desenvolvidos, e percebia-se a criatividade e empenho das acadêmicas, e ficou nítido o quanto os alunos gostavam das terças com as bolsistas. O projeto também proporcionou uma viajem na qual nós bolsistas tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre os tipos de deficiências, o local e as atividades que lá são propostas. Ao longo do semestre foram aprovados alguns artigos do nosso grupo nos deixando bem orgulhosas, foram feitas também duas oficinas que foram desenvolvidas com sucesso e que nos acrescentou muita experiência e aprendizado."
Acadêmica: Saianara






Pontos positivos: 


- fácil acesso a  comunicação com professores, coordenadores e participantes do projeto
- materiais para aulas disponíveis
-realização de oficinas
Pontos Negativos:
-atraso no pagamento das bolsas 
- difícil acesso a recursos financeiros para uso em viagens, materiais e etc..
- difícil acesso dos participantes do projeto na ida até as escolas (falta de recursos)
Acadêmica: Gabriela