“Os encontros na universidade foram muito
produtivos até pelo fato de ter servido como uma forma de organização e
compreensão do nosso papel em relação às ações a serem desenvolvidas. Vejo que
seria importante nós bolsistas participarmos de toda a rotina da escola para
que possamos adquirir experiência em ser docente, e o fato de ficarmos
separadas das professoras da escola nos remete a um certo menosprezo a uma
diminuição das ações que fazemos, ações que deveriam ser feitas em conjunto com
a escola de forma a dividirmos conhecimentos e anseios em relação o fazer/saber
do docente.
Por fim o PIBID me proporcionou muitas
formas de conhecimento e de experiência, além de construirmos um grupo solido,
no qual trocamos ideias e criamos um laço afetivo que contribui muito para
nossa identidade pessoal e profissional.
Então estou muito contente em fazer parte
do PIBID Inclusão, e de conhecer pessoas diferentes com conceitos diferentes
que sempre auxilia em nossa construção do saber, e até mesmo pelas adversidades
encontradas, que nos permite um real contato com o dia a dia de uma escola”.
Acadêmica: Ana Claudia
“O Pibid foi uma
experiência muito importante para o meu crescimento acadêmico, me proporcionou
um contato muito rico com a docência, é um programa muito importante para as
licenciaturas, porque é onde o acadêmico vai ter um contato com a prática.
Aprendi muito com a professora supervisora e penso que isso seja o objetivo do
programa, essa troca de experiências, essa interação, que realmente foi muito
significativa para a minha construção como futuro docente.
Os encontros com
a coordenadora de área também foram muito importante, além de fazer os
planejamentos das ações para realizar na escola, tivemos contato com coisas
novas, como as oficinas, viagens de estudos apresentação de artigos, e isso me
ajudou muito na minha formação acadêmica, e me mostrou outros horizontes. O
Pibid foi uma experiência única que com certeza vou levar
muita coisa que aprendi para minha vida profissional”.
Acadêmica: Bárbara
“A participação é uma grande parte de
cada um de nós bolsistas, realizado em conjunto, visando aperfeiçoar as
práticas pedagógicas do ensino em escola pública, incentivando a formação
docente de qualidade, preparando o bolsista, para atuar em um corpo docente
como verdadeiro profissional do futuro adequando-se as novas práticas
escolares. Portanto o diálogo entre a universidade e a escola, fez com que a
teoria se encontrasse com a prática, na aplicação do projeto as ações foram
desenvolvidas de acordo com as necessidades escolares. As pesquisas tornam a
metodologia, um espaço de inspiração inovadora ao projeto, que abre o caminho
para o conhecimento e reflexão das práticas.
Portanto percebo o crescimento das
bolsistas do programa de iniciação a docência Pibid Pedagogia Inclusão, amplo
desenvolvimento do vocabulário e desenvolvimento em pesquisas, como produção de
artigos entre outros. Mas o a chave principal do projeto é a inclusão, que a
cada dia se faz presente nas falas das bolsistas, e também na minha jornada
como bolsista, que buscou torna-se real a participação e a inclusão no
projeto”.
Acadêmica: Fabiana
“O PIBID Pedagogia INCLUSÃO foi e
está sendo muito importante e fundamental para meu desenvolvimento acadêmico,
pois através do mesmo, adquirimos experiências, principalmente para mim que
nunca tive nenhum tipo de contato com essa área.
Nosso primeiro dia no CEIM fomos
muito bem recebidas pela equipe toda, e todos estão sempre dispostos a ajudar
se for preciso. Neste mesmo dia realizamos um teatro com a história “Tudo bem
ser diferente”. Ficamos muito felizes, pois percebemos que a mensagem que
queríamos passar através da história contada, a turma 5B da professora Karina
conseguiu entender e identificar o significado, no qual depois já em sala de
aula conseguiram recontar a história. Em fim, participar do PIBID é algo de
muita responsabilidade, pois como bolsistas sabemos da importância de realizar
esse projeto, sendo que por vez a educação inclusiva é algo tão transformador
para aqueles que sabem fazer a diferença. A educação infantil é a base da vida
escolar, pois é nela que se inicia, tem um papel importante sobre a educação
inclusiva, no qual está relacionada ao ato de educar as pessoas. Outro aspecto
importante é a questão emocional, que deve sempre buscar estimular a autoestima
da criança, já que tais pessoas geralmente têm dificuldades em se perceber como
um ser humano dito normal, pelo próprio descaso da sociedade e muitas vezes da
própria escola, que na tentativa de incluir evidência as diferenças, em vez de
buscar valorizar o que a pessoa pode oferecer.
Para fazer com que todos os alunos se
incluam, participem das aprendizagens nas escolas é necessário que haja
um aprimoramento na formação dos professores e organizar uma rede de apoio
para os alunos”.
Acadêmica: Gislayne
"Fazer parte do Pibid Pedagogia
Inclusão vem sendo uma grande experiência, o projeto possibilitou as acadêmicas
a vivenciarem a rotina de uma instituição da educação básica. Possibilitou-nos
a fazer parte do ensino aprendizagem de uma turma, no sentido de vivenciar as
reais dificuldades que circundam um ano letivo, bem como, as realizações e
aprendizagem dos alunos em pleno processo de alfabetização e construção da
identidade. Foi muito gratificante poder fazer parte deste momento que é de
extrema importância para as crianças e suas famílias.
Participar da rotina escolar foi de
grande valia, no sentido de aprender com outros professores, trocar ideias,
experiências e angustias. Penso que o
programa de iniciação a docência está possibilitando uma futura melhora na qualidade
no ensino básico, pois está colaborando com a formação de futuros profissionais
da educação.
Os dois semestres de nosso grupo
Pibid Pedagogia Inclusão foi de muitas aprendizagens, erros e acertos. Acredito
que este ano estaremos mais fortalecidas e mais experientes para lidar com as
dificuldades que possivelmente surgirão. O grupo teve grandes perdas, um grande
número de Bolsistas do subprojeto concluiu a graduação e deixará saudades.
Contudo, estamos ansiosas para conhecer as novas bolsistas."
Acadêmica: Jenifer
"O Projeto durante o ano de dois mil e quatorze, veio dar a oportunidade de
obter novos conhecimentos, desenvolver estratégias de múltiplas dimensões, para
atender as necessidades encontradas no campo escola, nas ações destinadas,
sendo um processo compartilhado, com dinâmicas interativas, exigindo
socialmente o “trabalho em equipe”. À este último citado, foi sim, de alguma
forma trabalhada, apesar de muitas coisas de competências interpessoais
deixadas a desejar, porquê? Isto se resume em, responsabilidade individual,
colaboração com os colegas, respeitar as opiniões, e ter uma capacidade de
comunicação adequada, pois isto desaba em deixar colegas de mãos atadas."
Acadêmica: Juciane
"O PIBID possibilita os acadêmicos
colocar em prática o que aprenderam na universidade, sendo muito importante
para os acadêmicos ter uma experiência na escola junto com a professora regente
sendo um caminho para que os bolsistas criem mais hábito pela leitura e pela
pesquisa Na quinta-feira iríamos para escola a campo CEI Engenheiro Jorge
Frydberg, colocar em pratica as ações que elaboramos nos encontros na Unesc.
Nosso grupo de bolsista da Educação Infantil teve o privilégio de ter como
professora regente Karina, uma profissional excelente que ama o que faz,
estando sempre em busca de novos conhecimentos."
Acadêmica: Marilia
"O PIBID para mim foi uma oportunidade de
unir a teoria com a prática e permitiu ter o contato com o cotidiano escolar e
seus desafios. O Pibid foi à base para minha atuação como docente. Além disso,
ele tem um papel importante, pois aproxima a escola da Universidade. O Pibid me
proporcionou ser um facilitador no processo de aprendizagem das crianças do 5B
do Ceim Jorge Fridberg. Deu a oportunidade de refletir sobre minha prática e
crescer como educadora."
Acadêmica: Michele
"Participar do Pibid Pedagogia Inclusão foi uma oportunidade gratificante,
pois foi possível adquirir experiências que certamente contribuirão para a
minha formação bem como para a minha prática docente.
Todo bolsista que faz parte desse projeto tem o privilégio de estar em
contato direto com os alunos, professores e demais profissionais da educação e,
isso enriquece muito a formação de um professor, pois isso permite conhecer o
funcionamento geral de um ambiente escolar."
Acadêmica: Natalia
"Os pontos positivos desse programa, é que aprendemos; a planejar o nosso
trabalho, ter sempre atividades a mais (uma carta na manga), trabalhar em
equipe, saber lidar e respeitar os professores e colegas, entender a
individualidade de cada aluno nas atividades propostas, inventar/reinventar,
criar/recriar e estar sempre disposto a mudanças. As oficinas também foram
muito importantes, surgiram várias ideias, produzimos materiais e conhecemos
outras pessoas."
Acadêmica: Priscila
"No primeiro semestre percebi que o
Pibid foi um projeto de descobertas para todas, era um momento novo que não
tínhamos experiência alguma, mais o grupo estava disposto a se empenhar. No
decorrer do segundo semestre as coisas foram se encaixando e começamos a
perceber como deveríamos proceder nos obstáculos que iam surgindo, o grupo que
se divide em varias opiniões foi entrando em harmonia com a professora, escola
e alunos do projeto, os planejamentos foram bem desenvolvidos, e percebia-se a
criatividade e empenho das acadêmicas, e ficou nítido o quanto os alunos
gostavam das terças com as bolsistas. O projeto também proporcionou uma viajem
na qual nós bolsistas tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre os tipos de
deficiências, o local e as atividades que lá são propostas. Ao longo do
semestre foram aprovados alguns artigos do nosso grupo nos deixando bem
orgulhosas, foram feitas também duas oficinas que foram desenvolvidas com
sucesso e que nos acrescentou muita experiência e aprendizado."
Acadêmica: Saianara
Pontos positivos:
- fácil acesso a comunicação
com professores, coordenadores e participantes do projeto
- materiais para aulas disponíveis
-realização de oficinas
Pontos Negativos:
-atraso no pagamento das bolsas
- difícil acesso a recursos
financeiros para uso em viagens, materiais e etc..
- difícil acesso dos participantes do
projeto na ida até as escolas (falta de recursos)
Acadêmica: Gabriela