domingo, 28 de junho de 2015

Caça ao tesouro

Nessa semana o Grupo 5 realizou um caça ao tesouro. A turma recebeu uma carta do viajante do espaço, este já havia visitado a escola na semana passada, a carta continha enigmas que somente a bolsista Camila conseguia decifrar. Camila a leu para as crianças e demais bolsistas.






Na carta enigmática o viajante explica que escondeu um tesouro precioso no parque da escola. Porém para encontrar o tesouro primeiramente as crianças deveriam encontrar algumas pistas que também estavam escondidas no parque, sendo: uma flor rara e uma estrela brilhante. Para guiar os pequenos nessa investigação o viajante lhes enviou um mapa com imagens que apontam onde as crianças deveriam procurar.
A primeira pista foi encontrada pelas crianças no escorregador do parque, a segunda foi um pouco mais difícil, pois estava escondida dentro de um pneu que estava em um brinquedo do parque.





Após encontrar as pintas, as crianças foram à procura do tesouro. Não demorou muito para os pequenos o encontrarem. O mesmo tratava de um baú antigo, o conteúdo era misterioso, mas os pequenos não se intimidaram e o abriram. Ao abrirem o baú foi uma tremenda surpresa, pois o mesmo estava recheado com moedas de chocolate.  As crianças logo identificaram os valores contidos nas moedas e como recompensa por sua busca ao tesouro cada uma ganhou uma moeda para deliciar-se.


Em seguida a turma retornou para a sala de aula, onde as bolsistas realizaram uma roda de conversa, sendo que, as crianças puderam falar sobre a aventura que foi a caça ao tesouro. Após a conversa, as crianças escolheram um nome para o viajante e foram relatando os acontecimentos oralmente e a bolsista Gislaine registrou na lousa em forma de texto. O nome escolhido para o viajante do espaço foi William. Em seguida realizamos a leitura do texto com o grupo.


Essa atividade está integrada a uma sequência didática sobre o Sistema Solar que está sendo desenvolvida ao decorrer do mês de julho.  As pintas deixadas pelo viajante dizem respeito há próxima ação a ser realizada com a turma, sendo que a estrela integrará o Sistema Solar que será confeccionado de forma lúdica pelas crianças com o auxílio da Professora Karina e As bolsistas do Pibid Inclusão. “O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, criticar e transformar a realidade”. (DALLABONA e MENDES, 2004, p.2)
 A segunda pista encontrada que seria a flor rara visa uma problematização da turma sobre as plantas, o objetivo dessa pista foi em vista da próxima sequência didática que será sobre as plantas.


Fonte: Bolsista Jenifer Sabrina Zuse

Referências:

DALLABONA SR, Mendes SMS. O lúdico na educação infantil. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG 2004; 1: 107-12.


Aprendemos através das relações que estabelecemos.



 Como é importante o PIBID na escola! Bolsista "Gesraeli"









Jogos didáticos na alfabetização e letramento.


Os jogos constituem um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento integral do educando. Eles desenvolvem a atenção, disciplina, autocontrole, respeito a regras e habilidades perceptivas e motoras relativas a cada tipo de jogo oferecido. Os jogos podem ser trabalhados de forma individual ou coletiva, sempre com a presença do educador para estimular todo o processo, observar e avaliar o nível de desenvolvimento dos educandos e diagnosticar as dificuldades individuais, para poder produzir estímulos adequados a cada um. ‘Não há momentos próprios para desenvolver a inteligência (...) sempre é possível progredir e aperfeiçoar-se. Os jogos devem estar presentes todos os dias na sala de aula. (RIZZO, 1988, p.48)

RIZZO, Gilda. Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola
natural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.













Seminário sobre Deficiências


Pibid Inclusão realizou no mês de junho um seminário interno sobre deficiências, com o objetivo de possibilitar a troca de experiências entre professora e bolsistas do Projeto de Iniciação a Docência. 

 "a troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando".
 Nóvoa (1992)




Amamos ler!!!


“O adulto é o mediador entre a criança e a leitura, é na escola que a criança ira aprender a criar o gosto e habito pela leitura todo o mundo da leitura e dos livros, chega a criança por iniciativa do adulto”. (PARREIRAS, Pág. 55). Nesta perspectiva, entende-se que, como bolsistas de iniciação a docência devemos enfatizar a importância das aprendizagens motivadas pelas leituras e narrativas. Com as narrativas almejo proporcionar espaços e tempos que favoreçam aos alunos situações de prazer, descoberta, emoções, catarse, fantasia, cultura e aprendizado, oportunizando lhes também momentos lúdicos que potencializem as conexões entre o mundo da fantasia e da realidade.







Produção da sacola de Leitura!