Nessa
semana o Grupo 5 realizou um caça ao tesouro. A turma recebeu uma carta do
viajante do espaço, este já havia visitado a escola na semana passada, a carta
continha enigmas que somente a bolsista Camila conseguia decifrar. Camila a leu
para as crianças e demais bolsistas.
Na
carta enigmática o viajante explica que escondeu um tesouro precioso no parque
da escola. Porém para encontrar o tesouro primeiramente as crianças deveriam
encontrar algumas pistas que também estavam escondidas no parque, sendo: uma
flor rara e uma estrela brilhante. Para guiar os pequenos nessa investigação o
viajante lhes enviou um mapa com imagens que apontam onde as crianças deveriam
procurar.
A
primeira pista foi encontrada pelas crianças no escorregador do parque, a
segunda foi um pouco mais difícil, pois estava escondida dentro de um pneu que
estava em um brinquedo do parque.
Após
encontrar as pintas, as crianças foram à procura do tesouro. Não demorou muito
para os pequenos o encontrarem. O mesmo tratava de um baú antigo, o conteúdo
era misterioso, mas os pequenos não se intimidaram e o abriram. Ao abrirem o
baú foi uma tremenda surpresa, pois o mesmo estava recheado com moedas de
chocolate. As crianças
logo identificaram os valores contidos nas moedas e como recompensa por sua
busca ao tesouro cada uma ganhou uma moeda para deliciar-se.
Em
seguida a turma retornou para a sala de aula, onde as bolsistas realizaram uma
roda de conversa, sendo que, as crianças puderam falar sobre a aventura que foi
a caça ao tesouro. Após a conversa, as crianças escolheram um nome para o
viajante e foram relatando os acontecimentos oralmente e a bolsista Gislaine
registrou na lousa em forma de texto. O nome escolhido para o viajante do
espaço foi William. Em seguida realizamos a leitura do texto com o grupo.
Essa atividade está integrada a uma sequência
didática sobre o Sistema Solar que está sendo desenvolvida ao decorrer do mês
de julho. As pintas deixadas pelo viajante
dizem respeito há próxima ação a ser realizada com a turma, sendo que a estrela
integrará o Sistema Solar que será confeccionado de forma lúdica pelas crianças
com o auxílio da Professora Karina e As bolsistas do Pibid Inclusão. “O lúdico
permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das
descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, criticar e
transformar a realidade”. (DALLABONA e MENDES, 2004, p.2)
A
segunda pista encontrada que seria a flor rara visa uma problematização da
turma sobre as plantas, o objetivo dessa pista foi em vista da próxima
sequência didática que será sobre as plantas.
Fonte: Bolsista Jenifer Sabrina Zuse
Referências:
DALLABONA SR, Mendes SMS. O
lúdico na educação infantil. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG
2004; 1: 107-12.