domingo, 9 de novembro de 2014
Atividades com o JClic
Acreditamos
que o uso das tecnologias em especial o uso do computador podem se tornar
facilitadores para a aprendizagem de crianças com deficiência e em processo de
alfabetização e letramento. Em nosso subprojeto visamos à inclusão de alunos do
segundo ano dos anos iniciais a luz do uso do computador. Em nossas ações
procuramos transferir atividades corriqueiras do dia a dia escolar para o
computador. Percebe-se que estas
atividades digitais tornaram-se mais atrativas ao olhar das crianças, fazendo
com que as mesmas aprendam mais facilmente, pois o assunto trabalhado de forma
digital torna-se mais lúdico e parte do interesse do aluno.
A presença das tecnologias
digitais em nossa cultura contemporânea cria novas possibilidades e expressão e
comunicação. Cada vez mais, elas fazem parte do nosso cotidiano e, assim como a
tecnologia da escrita, também devem ser adquiridas. Além disso, as tecnologias
digitais estão introduzindo novos modos de comunicação, como a criação e o uso
de imagens, de som, de animação e a combinação dessas modalidades. Tais
procedimentos passam a exigir o desenvolvimento de diferentes habilidades, de
acordo com as várias modalidades utilizadas, criando uma nova área de estudos
relacionada com os novos letramentos. (ROJO, p, 37).
Referências:
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Multiletramentos na escola/Roxane Rojo, Eduardo
Moura. São Paulo: Parábola, 2012.
Fonte: Bolsista Jenifer Sabrina Zuse
Cinema com os alunos do Ceim Jorge Fridberg. Filme " khumba"
O filme aborda a história de uma zebra que só tinha listra até a metade do corpo, e seus amigos riam e não queriam ela no grupo por ser diferente das demais. Após foi feita uma roda de conversa para discutir o que o filme abordava e ressaltando que todos nós somos diferentes.
Assinar:
Postagens (Atom)