Após construírem os personagens de palito, eles dramatizaram as histórias dos clássicos: Os três porquinhos, A Bela Adormecida, Cinderela... Este foi o segundo dia de ação em que apresentamos o teatro de palito para outra turminha! Foi demais!
terça-feira, 11 de agosto de 2015
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Neste dia a Princesa que era uma mistura de todas as princesas dos contos clássicos, encontrou uma bruxa e contou essa história para as crianças. Depois da contação de história ela revelou um segredo: ela tinha convidado a bruxa para visitar a escola! Sera que a bruxa iria?
O encontro de hoje foi muito interessante!
No
primeiro momento, antes de entrarmos na sala, sem as crianças perceberem,
colamos dois cartazes na cor verde e amarela na parede de fora da escola perto
do parque, na qual faltavam frases. Sendo que estariam escondidas pelo parque
da escola.
As frases estavam relacionadas ao livro de Ruth Rocha - Marcelo Marmelo Martelo.
A turma foi dividida em dois grupos de onze
(11) alunos, um grupo equipe verde e outro grupo equipe amarela. No parque, todos sentaram na calçada para
primeiramente ouvir a historia do Marcelo Marmelo Martelo, que até o presente
momento, ainda não conheciam. Ao
terminar a leitura explicamos com seria feito a ação Quem acha a palavra que está faltando?
Cada equipe tinha que procurar palavras
escondida relacionada na cor do seu grupo, não podendo avisar ou pegar a
palavra do outro grupo, quando achassem as palavras eram trazidas até as
pibidianas para que nós segurássemos até encontrarem todas, com isso íamos
contando quantas palavras estavam faltando, para serem encontradas
A equipe verde foi muito eficiente para achar o
esconderijo das palavras. Já a equipe amarela demorou um pouco mais, entretanto
também encontraram.
Quando todos acharam começaram ler as frases,
mas estava incompleto, o objetivo era colocar as palavras encontradas no lugar
correto, formando as frases dos cartazes. Cada equipe montou seu cartaz de
acordo com as palavras encontradas, ao terminar as equipes leram e relacionaram
com a história Marcelo Marmelo Martelo.
O cartaz foi fixado na sala do
2º ano para que a professora Maria Zoleide pudesse continuar a aula com todos.
Fonte: Acadêmicas: Erlane-Gesraeli-Ledir
SISTEMA SOLAR
Diante
do projeto elaborado pela professora Karina sobre o “Sistema Solar”, as
bolsistas fizeram um foguete para começamos a por em prática o projeto. No
primeiro momento as Pibidianas colocaram o foguete escondido no pátio da escola
com a finalidade de que durante as brincadeiras a turma encontrasse o foguete.
Eles ficaram fascinados e chamaram os amigos para verem. Algumas crianças
ficaram com medo e até se esconderam dentro da casinha, já outras ficaram
querendo chegar cada vez mais perto e querendo até abrir o foguete para ver se
o boneco de dentro era de verdade ou não.
Houve
alguns questionamentos para saber se o foguete era realmente de verdade, alguns
disseram não, que era apenas de brinquedo outras diziam que sim que ele tinha
caído do espaço sideral, outra menina disse que era um chapéu de bruxa.
Logo
depois, as crianças foram para a sala para verem um vídeo sobre os marcianos. A
maioria já conhecia o desenho cantando até a música inicial.
Depois
houve uma conversa onde alguns diziam que o foguete havia vindo de Marte outros
disseram que tinha vindo da Lua. Foi uma tarde muito divertida, e satisfatória,
pois, as crianças adoraram o foguete e o desenho que assistiram.
BOLSISTA: CAMILA LOPES ROMANCINI
VOLTANDO A TERRA E RE-CONSTRUINDO O NOSSO “ESPAÇO”!
Na
segunda feira dia 28 de junho de 2015 as pibidianas junto com o grupo V do
C.E.I.M. Engenheiro Jorge Frydberg realizaram uma contação de história - Teatro com “palitoches” criados pelo grupo
PIBID INCLUSÃO.
Nosso
intuito foi de motivá-los para a próxima atividade...Deu certo!
O
livro que usamos foi “O menino da Terra” de Ziraldo. Sua história é encantadora
e mexe com a imaginação, pois que criança não gostaria de viajar ao espaço em
uma espaçonave novinha criada por seu pai? E ainda ter a chance de criar um
planeta Terra novinho?
Para
desenvolver o sistema solar com os planetas e o sol foi utilizadas bolinhas de
isopor de diversos tamanhos condizentes com os planetas reais, tintas,pinceis
um guarda chuva e muita imaginação com a “mão na massa”. As crianças foram
divididas em grupos, e para que cada criança tivesse a oportunidade de criar o
seu planeta foi realizado dois planetários.
O
dia foi um sucesso, as crianças as realizaram as atividades e estavam muito satisfeitas
podendo perceber que aprenderam sobre os planetas, amam trabalhar com tinta e
uma bela contação de historia e suas inocências que encantam a todos.
Afinal... – Marte é vermelho. – O sol é
amarelo, uma estrela e podemos ver.
–
Em qual planeta gostariam de viver? Na Terra é claro!
Fonte: Bolsista: Marina
Assinar:
Postagens (Atom)