terça-feira, 2 de setembro de 2014

Seguem links de acesso a notícias do Pibid Pedagogia Inclusão. 


OFICINA: INCLUSÃO VIAJANTE: UM MUNDO DE DESCOBERTAS

PIBID Pedagogia Inclusão - Educação Infantil
 CEIM Jorge Frydberg
Quarta-feira - dia 27/08/2014

Responsáveis
Karina Freitas (professora supervisora do Pibid)
Michele Bepler (Bolsistas do Pibid) 
Simone Feltrin (Professora coordenadora do Pibid Pedagogia Inclusão /Unesc)

Envolvidos
Todos os professores e equipe gestora do CEIM. (40 profs)




segunda-feira, 1 de setembro de 2014



26 de agosto de 2014.

Esta informação tem por objetivo socializar nossas vivências na participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, que tem um subprojeto na Pedagogia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC/SC, coordenado pela professora Simone Feltrin. O subprojeto tem como foco a educação inclusiva, no nosso caso, a inclusão de crianças com deficiência na Escola Municipal E.I.E.F. JUDITE DUARTE DE OLIVEIRA com a professora supervisora Maria Zoleide Back e também no CEIM Eng.º Jorge Frydberg, com a professora Karina Freitas, as duas escolas de Criciúma – SC

E na tarde de hoje (26 de agosto) levamos à escola Municipal E.I.E.F. JUDITE DUARTE DE OLIVEIRA o tema “Folclore” com apresentação do Boi de Mamão da Escola Municipal E.I.E.F. Pe. Ludovico Coccolo, parceria em nossas ações.

Para as bolsistas do Pibid Pedagogia Inclusão o ensino da cultura popular para os alunos é enriquecedor, nos ensina o respeito às diferenças a todos que da escola fazem parte.








27 de agosto de 2014.

“CINEMA ARTE E EMOÇÃO”CURTA-METRAGEM


O cinema é a arte que desenvolve emoção, principalmente nas crianças, que entram no mundo da imaginação e criam e recriam personagens, através da interação com o cinema.
Arte está presente na história da humanidade, desde os primórdios em praticamente todas as manifestações culturais, os conhecimentos e descobertas apreendidos vão sendo passados de geração a geração, independentemente de se fazer parte de um ensino formal ou informal, assim segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo. O ensino e a aprendizagem da arte fazem parte, “(...) de acordo com normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural, do conhecimento que envolve a produção artística em todos os tempos.” (BRASIL, 1997, p. 20).

O contexto desenvolvido em sala de aula foi a Arte, desenvolvida na atividade lúdica TANGRAM, os alunos desvelaram a emoção e sua identidade cultural, através da arte envolvida na didática pedagógica utilizada em sala aula.
As cores, as formas geométricas, o espaço, a história, e o planejamento, tornou a aula um grande espetáculo cultural artístico, envolvendo a arte para uma aprendizagem significativa.
O galo João faz parte de um projeto educativo para crianças com necessidades especiais, que inclui um galinheiro e também uma horta, na Escola Estadual Érico de Abreu Sodré, na região Sul da capital paulistana”.


Fonte: Fabiana Lemos
REFERÊNCIAS








28 de agosto de 2014.



Passar as tardes de quinta-feira na sala do B5 com a professora Karina é maravilhoso, aprendemos muito com a turma, tornando a tardes muitas significativas com experiências mágicas. Logo na entrada começando com acolhida das crianças com músicas, logo em seguida cotação de história de João e Maria com avental pedagógico e para finalizar atividade relacionada à história.

 Bolsistas: Marília/Daniela/Gislaine e Barbara