segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CEIM Jorge Frydberg com a história...

Panda e o tesouro dos cinco sentidos



Fonte:https://www.google.com.br

A formiga-Rainha acordou o Panda, fazendo-lhe cócegas, enquanto ele dormia a sesta. Deitado numa rede que alguém tinha esquecido na floresta, o Panda acordou sentindo um enorme formigueiro no nariz. Mas era só a formiguinha ansiosa por lhe mostrar uma descoberta surpreendente. Quando o Panda se sentou na rede, viu que estava rodeado de milhares e milhares de formigas (ou seriam milhões?) que arrastavam, como se fossem gente grande, um volumoso baú de madeira. À frente daquela tropa de formigas vinha a sua amiga Cascas , a tartaruga, que gritava como se desse ordens a um pelotão:
- Mas para direita, 1,2,3...
Força! Força! Força!
O Panda esfregou os olhos, pensando que ainda não tinha acordado e que era tudo um sonho. Nunca vira um baú assim, parecia um livro gigante. Na capa lia-se “O Tesouro dos 5 Sentidos”. Pintado nas paredes do baú tinha uma palavra escrita em cada cor: Visão – Audição – Tato – Olfato – Paladar. Na última pagina, em vez de letras, estava desenhado um lindo coração dourado. Ao aproximar – se juntamente com os milhares e milhares de formigas (ou seria milhões?), a Cascas dirigiu-se ao amigo:
- Olá, Panda! Já viste o que as formigas encontraram enquanto estavam a construir mais uma formigueiro?
- Será que tem mesmo um tesouro? – perguntou o Panda, pensativo ou ainda ensonado.
A Cascas, olhando para as formiguinhas, interrogou:
- Podemos avançar?
E os milhares e milhares de formigas (ou seriam milhões?) responderam ao mesmo tempo:
- Avaaaaaaaaaaaaaançar!
Levantando a tampa do baú, o Panda percebeu que este abria como um livro.O primeiro dos cinco sentidos deste tesouro era a visão. Num abrir e fechar dos olhos, a paisagem ao redor ia se modificando. Os animais ficaram mudos de espanto!!! Primeiro passaram a estar numa praia, depois numa cidade, num deserto, numa montanha... Viram o mar, prédios, dunas, neve, e viram tudo que os nossos olhos podem ver.
Como por magia, o vento começou a soprar tão forte que virou mais uma pagina do baú. Chegados a audição, os ouvidos dos nossos amigos foram invadidos por gargalhadas,notas musicais, vozes de vendedores de picolé na praia e outros sons que nos fazem gostar ainda mais do mundo.
Quando o baú lhes mostrou mais um sentido, o Tato, as arvores ficaram como que forradas de veludos e o chão como se fosse de seda. As formigas deslizavam radiantes como se estivessem num escorrega e gritavam “iupppiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!” , enquanto o Panda e a Cascas não conseguiam deixar de fazer cosquinhas as arvores .
A seguir foi o olfato, e os cheiros eram tão bons que todos escancaravam as narinas, para os sentir melhor. Apareceu o perfume do campo na primavera, depois o cheirinho de uma boa água de colônia francesa e finalmente o aroma delicioso de uma pastinha elástica de morango.
O panda sempre com o nariz de um lado para o outro, lamentava-se:
_ Este cheiro me da fome! Quero comeeeeeeeeeeeeeeeeeer!
E o baú do tesouro dos cinco sentidos lhe fez a vontade: Apresentou-lhe o paladar. Foi uma festa! As formigas saboreavam bifinhos com arroz e chocolates. Algumas as mais gulosas, quase morreram afogadas no leite condensado! O Panda estava perdidamente apaixonado por uma torta de folhas de eucaliptos e a tartaruga babava-se com um ensopado de peixe.

Ainda a lamber o focinho, o Panda disse: Os cinco sentidos são realmente um grande tesouro.
Mas as surpresas não tinham acabado: a ultima pagina , a do coração dourado, saiu um espelho gigante, igual aos da rainhas e das princesas. Todos admiravam a sua imagem de felicidade refletida no espelho, quando ouviram a voz do coração:
Mais importante do que ver, ouvir, tocar, cheirar e saborear é sentir. O Panda sorriu ainda mais e acrescentou: _ Sentir como é bom termos o “O Tesouro dos Cinco Sentidos” dentro de nós.


Uma historia de Isabel Zambujal, Helena Nogueira

Fonte:https://www.google.com.br

Fonte: Dados Raquel/2015

Fonte: Dados Raquel/2015

Fonte: Dados Raquel/2015


                                                           Fonte: Dados Raquel/2015
Pibidiana: Raquel

Nenhum comentário:

Postar um comentário