terça-feira, 22 de setembro de 2015

Onde ficam as bactérias?


        Como todo projeto no CEIM, parte das necessidades e questionamentos das crianças, a professora supervisora Karina pensou junto com nós Pibidianas em desenvolver uma ação sobre as bactérias, onde elas ficam? O que elas causam? E abordar também a questão do cocô, de onde vem? Pois segundo a professora essa questão surgiu dentro da sala de aula, sendo então uma curiosidade dos pequenos.

Desse modo, introduzimos a ação com a apresentação de vídeos que falavam sobre o cocô e sobre a importância de lavar as mãos, de uma forma divertida, as crianças puderam adquirir conhecimento.  

A história do cocô... quando comemos, nosso corpo absorve todas as proteínas e nutrientes, e o que não é necessário para o corpo ele é rejeitado e é eliminado em forma de cocô, e o que é líquido que não absorvemos sai em forma de xixi, por isso é tão importante que ao irmos ao banheiro em seguida devemos lavar bem as mãos.

Muitas bactérias e vírus são transmitidos através da má higienização das mãos, casos de gripes, infecções diversas e principalmente intestinais, pela utilização das mãos no preparo dos alimentos, além de outras doenças que podem ser contraídas pela falta de higiene. (2014)

Devido à importância da higienização, após as crianças assistirem o vídeo, levamos os mesmos ao parque para que brinquem um pouco sem que percebam que a nossa intenção era que sujassem as mãos ao brincar. Algumas ao brincar e perceber a sujeira imediatamente vieram nos mostrar e abordar que precisariam lavar as mãos, se não as bactérias não vão sair.

Ao chegarmos à sala pedimos para que olhem suas mãos e vejam se as mãos estão sujas, alguns estavam com as mãos sujas no qual era visível perceber, outras apesar de não conseguirmos ver a sujeira, ou seja, a bactéria era bem provável que elas estavam ali escondidinhas entre os dedos, pois são tão pequenas que para podermos ver,  seria necessário o uso do microscópio.

Em seguida levamos em dupla as crianças para lavarem as mãos, e assim foi possível orientá-los de forma correta e calmamente de como lavamos as mãos.
 Toda pessoa deve usar água limpa e sabonete, lavar integralmente toda a  mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel...

 Brincamos   massinha e as  crianças representaram como imaginam que seja a bactéria. Tal atividade foi muito significativa, no qual percebemos que várias crianças fizeram conforme entenderam a bactéria bem pequena... Pedro fez uma bactéria no caixão, e ao perguntar o porquê representou dessa forma, o mesmo disse “a bactéria não é legal, ela é do mal por isso está no caixão.”

Acreditamos que o nosso objetivo diante a ação realizada, foi alcançado, pois através dos questionamentos e das contribuições que foram feitas por parte das crianças no decorrer da ação, ficamos com a certeza, que de uma forma lúdica e prazerosa, é possível fazer com que as crianças percebam que ao lavar as mãos exige cuidado e deve ser realizada com frequência. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, diarreia, infecção estomacal, conjuntivite e dor de garganta.

Registro: Bolsista Gi
Camila, Jéssica, Heloise e Alessandra.






Referência

Nenhum comentário:

Postar um comentário