domingo, 28 de junho de 2015

Caça ao tesouro

Nessa semana o Grupo 5 realizou um caça ao tesouro. A turma recebeu uma carta do viajante do espaço, este já havia visitado a escola na semana passada, a carta continha enigmas que somente a bolsista Camila conseguia decifrar. Camila a leu para as crianças e demais bolsistas.






Na carta enigmática o viajante explica que escondeu um tesouro precioso no parque da escola. Porém para encontrar o tesouro primeiramente as crianças deveriam encontrar algumas pistas que também estavam escondidas no parque, sendo: uma flor rara e uma estrela brilhante. Para guiar os pequenos nessa investigação o viajante lhes enviou um mapa com imagens que apontam onde as crianças deveriam procurar.
A primeira pista foi encontrada pelas crianças no escorregador do parque, a segunda foi um pouco mais difícil, pois estava escondida dentro de um pneu que estava em um brinquedo do parque.





Após encontrar as pintas, as crianças foram à procura do tesouro. Não demorou muito para os pequenos o encontrarem. O mesmo tratava de um baú antigo, o conteúdo era misterioso, mas os pequenos não se intimidaram e o abriram. Ao abrirem o baú foi uma tremenda surpresa, pois o mesmo estava recheado com moedas de chocolate.  As crianças logo identificaram os valores contidos nas moedas e como recompensa por sua busca ao tesouro cada uma ganhou uma moeda para deliciar-se.


Em seguida a turma retornou para a sala de aula, onde as bolsistas realizaram uma roda de conversa, sendo que, as crianças puderam falar sobre a aventura que foi a caça ao tesouro. Após a conversa, as crianças escolheram um nome para o viajante e foram relatando os acontecimentos oralmente e a bolsista Gislaine registrou na lousa em forma de texto. O nome escolhido para o viajante do espaço foi William. Em seguida realizamos a leitura do texto com o grupo.


Essa atividade está integrada a uma sequência didática sobre o Sistema Solar que está sendo desenvolvida ao decorrer do mês de julho.  As pintas deixadas pelo viajante dizem respeito há próxima ação a ser realizada com a turma, sendo que a estrela integrará o Sistema Solar que será confeccionado de forma lúdica pelas crianças com o auxílio da Professora Karina e As bolsistas do Pibid Inclusão. “O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode se expressar, criticar e transformar a realidade”. (DALLABONA e MENDES, 2004, p.2)
 A segunda pista encontrada que seria a flor rara visa uma problematização da turma sobre as plantas, o objetivo dessa pista foi em vista da próxima sequência didática que será sobre as plantas.


Fonte: Bolsista Jenifer Sabrina Zuse

Referências:

DALLABONA SR, Mendes SMS. O lúdico na educação infantil. Revista de Divulgação Técnico-Científica do ICPG 2004; 1: 107-12.


Nenhum comentário:

Postar um comentário